Na última quinta-feira, (17), a prefeita Rozane Osaki esteve em Curitiba acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente, Murylo Nemer para participar de uma reunião na Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o objetivo de discutir a formalização de um acordo de cooperação técnica voltado à recuperação de áreas degradadas por antigos lixão na cidade.
Durante a reunião, foram discutidas propostas conjuntas para a elaboração e execução de projetos técnicos e científicos com foco na recuperação de áreas impactadas pelo descarte inadequado de resíduos, o objetivo da parceria é promover ações que contribuam com o meio ambiente e melhorem a qualidade de vida da população antoninense.
Como resultado, novos encontros já estão previstos para tratar dos aspectos técnicos e jurídicos da cooperação, além de definir os primeiros passos do plano de ação.
Projeto Ateliê Cruzado também beneficia Antonina
Além da pauta ambiental, a professora Giceli Portela também compartilhou os avanços do Projeto Ateliê Cruzado, que tem como foco a restauração de prédios históricos em Antonina. A iniciativa é realizada em parceria com a École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Belleville e envolve arquitetos e alunos da especialização PARC da UTFPR, sob orientação de docentes brasileiros e franceses.
A prefeita Rozane Osaki destacou a importância de unir forças com instituições de ensino para enfrentar desafios ambientais e patrimoniais:
“Estamos empenhados em construir soluções sustentáveis para nossa cidade, e essa parceria com a UTFPR é um grande passo nesse caminho.”
O encontro foi conduzido por Thiago Nascimento, assessor de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, representando o reitor, estiveram na reunião a pró-reitora adjunta de Relações Empresariais e Comunitárias, Isaura Alberton de Lima, a diretora de Extensão, Stella Maris da Cruz Bezerra, a chefe de gabinete, Sandra Mezzomo, e a professora Giceli Portela, do Campus Curitiba, que atualmente coordena o projeto Ateliê Cruzado em Antonina.