Na última terça-feira (29), aconteceu no Theatro Municipal a Segunda Conferência Municipal de Cultura em Antonina, a abertura iniciou com recepção, coffee break e credenciamento.
A cerimônia começou com a execução dos Hinos Nacionais e de Antonina, que foi interpretado por Marcelo Cecyn. com discursos da Prefeita Rozane Osaki, do Secretário e do Diretor de Cultura, além de uma fala introdutória do convidado Marcel sobre o Plano Municipal de Cultura, que também foi lido na ocasião.
Durante o evento, os participantes participaram de uma dinâmica para discutir os eixos temáticos do plano, formando grupos e registrando metas para os próximos 10 anos. As contribuições foram apresentadas por representantes de cada eixo, como Berenice, Renan, Rafael, Laércio, Kauã e Victória.
O Conselho recolheu todas as propostas e reforçou que novas conferências serão realizadas para continuar a construção coletiva do plano, que também será disponibilizado para consulta pública. A tarde contou ainda com falas voluntárias de Eduardo Nascimento, Claudio Cambé e Sonia Marilia.
A importância das Conferências de Cultura é fundamental para fortalecer o setor cultural e garantir os direitos de todos os trabalhadores da área buscando formas de assegurar a sustentabilidade financeira, especialmente para os profissionais periféricos, e mestres dos saberes tradicionais.
Desde sua criação, o principal objetivo dessas conferências é promover a garantia de direitos, promovendo uma participação coletiva na construção de políticas culturais que valorizem e preservem a diversidade cultural e os saberes tradicionais. Assim, elas contribuem para fortalecer a cultura local, promover a inclusão e assegurar que todos tenham voz na construção do desenvolvimento cultural de suas comunidades.
Estiveram presentes a Prefeita Rozane Osaki, o Diretor de Cultura Rafael Camargo, o Procurador Jean Muller, o Secretário de Turismo Thiago Afonso e a Conselheira Lilian Santos.
O encerramento ocorreu com uma roda de Capoeira do Projeto Ginganina.