No dia 10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data dedicada à conscientização sobre a importância do cuidado emocional e psicológico. Em Antonina, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), oferece atendimento especializado para pessoas que precisam de suporte, terapias e acolhimento, promovendo saúde mental de forma integral.
O CAPS da cidade realiza uma série de serviços, como consultas com psicólogos, rodas de conversas, terapias, oficinas, campanhas e música, entre outros atendimentos que contribuem para o bem-estar emocional dos pacientes. Esses serviços não só auxiliam na superação de crises, como também fortalecem a autoestima e a qualidade de vida da população.
Os depoimentos de pacientes atendidos pelo CAPS reforçam a relevância do serviço:
“Quero compartilhar como eu superei no momento de uma crise. Estava num momento de choro, me sentindo culpada da separação, fui muito criticada. Como superei esse momento? Olhei no espelho e falei comigo mesma, respirei bem fundo e disse para mim mesma: você consegue, você vai superar, acredite em você. Peguei meu violão e comecei a tocar, cantar muito nesse dia, tenho um caderno onde expresso todos os sentimentos. Gosto de escrever e pintar, fazer paisagens. Quando percebo, a tristeza passou e a alegria voltou. Vou para a cozinha fazer coisas boas, salgado para os netos.” – V.L.F.R.
“Um abraço pode ajudar a superar muitas situações. Sair um pouco de casa e respirar, passear ajuda a clarear os pensamentos. Andar de bicicleta, caminhar, manter uma boa alimentação. Músicas calmantes como violão, violino, harpa e teclado ajudam, escrever desenvolve a mentalidade e fortalece as emoções. Dizer coisas positivas, palavras que agradam os ouvidos e a alma. Dançar, mesmo sem saber muito, ajuda a se acalmar e alegra o coração.” – C.G.
“O CAPS para mim é muito importante porque a gente sai daqui leve. As conversas, a respiração, as crises são curadas entre os abraços, as músicas, os desenhos, o apoio e o carinho das pessoas, as orações. O CAPS melhora a vida, acalma as pessoas, deixa a gente tranquila e melhora o coração. Os conselhos, músicas, danças, pinturas e artesanatos ajudam muito.” – E.C.
“O meu tratamento rompe a distância, é como brisa que desce em nossa cabeça. O que nos ajuda é o companheirismo e o apoio que a nossa família nos dá e a aceitação da sociedade.” – N.R.S.
A Prefeitura de Antonina visa cada vez mais investir na saúde mental e ter como prioridade, o CAPS permanece disponível como um espaço de acolhimento, cuidado e escuta ativa, contribuindo para o fortalecimento emocional da comunidade.