Projeto I D A Inclusão, Desenvolvimento e Autismo vem realizando diversas ações na cidade

Publicado em: 01/02/2024 17:57

A Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, dá um passo significativo rumo à inclusão e desenvolvimento ao iniciar nesta semana a primeira viagem intermunicipal com crianças e adolescentes com autismo. Este marco é fruto do projeto IDA (Inclusão, Desenvolvimento e Autismo), iniciado em 2023, que busca promover a capacitação e o atendimento adequado às pessoas com autismo.

Desde o seu lançamento, o projeto IDA tem se dedicado a oferecer cursos de capacitação voltados para profissionais e interessados em compreender e lidar com as necessidades específicas das pessoas com autismo. A conscientização e o conhecimento adquiridos nesses cursos têm sido fundamentais para construir uma comunidade mais acolhedora e preparada para receber e apoiar aqueles que vivem com o espectro autista.

Na última quinta-feira (01/01) conquistou a a aquisição de um veículo por meio da parceria com a SEDEF (Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Família). Esse veículo servirá para realizar as atividades do projeto IDA e também representa um passo inicial e crucial na promoção da inclusão social de crianças e adolescentes com autismo em Antonina.

O projeto IDA não apenas proporciona oportunidades educacionais e sociais, mas também cria laços com a comunidade, promovendo o entendimento e a aceitação das diferenças. Este é apenas o começo de uma jornada que visa transformar Antonina em um modelo de inclusão e respeito, onde cada cidadão, independentemente das suas características, possa usufruir plenamente de seus direitos e ser valorizado por sua singularidade.

Que esta iniciativa inspire outras comunidades a investirem em projetos similares, promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.

A Prefeitura de Antonina agradece a colaboração e apoio de todos os envolvidos nesse processo e se compromete a continuar trabalhando incansavelmente na busca por uma cidade mais inclusiva e desenvolvida.