Conselheiros Tutelares recebem treinamento antes de serem empossados

Publicado em: 11/01/2024 11:28

Na última terça-feira (09/01) os conselheiros tutelares passaram por um treinamento presencial no Auditório do Armazém Macedo, ministrado pela Assistente Social e Bacharel em Direito, professora universitária e escritora, Amélia Aparecida Lopes Vieira Branco.

O objetivo do treinamento era que eles aprendessem sobre rotinas de atendimentos, relatórios, condutas e procedimentos em ocorrências com crianças e adolescentes, a palestra contou as dinâmicas de aplicação de conteúdo, enfatizando assim ainda mais as informações.

Em uma das dinâmicas os conselheiros construíram uma árvore onde trata o papel do conselho tutelar no município, na rede de proteção e perante a sociedade no combate às práticas abusivas e violentas, na prevenção e no acompanhamento das ocorrências diárias. O treinamento terminou no período da tarde com um estudo de caso através da simulação de uma ocorrência, onde os conselheiros puderam ser avaliados e orientados sobre suas condutas.

Amélia tem experiência como professora de capacitação na área de assistência social, da educação, na formação profissional e da infância e juventude, desenvolve atividades na área de elaboração, coordenação, avaliação, tutoria, assessoria e monitoramento de projeto sociais desde 2000, atuou na área de Assistência Social (Proteção Social Básica e Proteção Social Especial); na Gestão Estadual do Estado do Paraná com cursos e trabalha auxiliando os profissionais na área dos Direitos da Criança e Adolescente; Direito da Mulher; Direito de Família e da Infância e Juventude; Assistência Social e Serviço Social na Educação desde 1999. Atualmente é conselheira municipal de assistência social de Botucatu/SP e conselheira suplente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Botucatu/SP.

O intuito do CMDCA e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu um treinamento de qualidade e excepcional para os novos conselheiros, visando um bom preparo inicial, foram indicados também pelos Conselheiros do CMDCA os cursos EAD on-line da plataforma do Governo do Estado, serão realizados mais treinamentos e capacitações pertinentes ao grupo no decorrer do mandato.

A Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o CMDCA e com a comunidade, sempre buscando a segurança de nossas crianças e adolescentes.