Prefeitura de Antonina inicia Horta Terapêutica através do Caps

Publicado em: 15/09/2023 14:44

A Prefeitura de Antonina, através do CAPS, vem buscando novas alternativas no tratamento oferecido a seus pacientes, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) de Antonina iniciou nesta sexta-feira (15) um novo Projeto, que visa a oportunizar aos pacientes um novo espaço para tratamento. O projeto consiste no desenvolvimento de uma horta terapêutica, que tem como principais cultivadores os pacientes do CAPS.

A ideia surgiu através das demandas apresentadas pelos próprios pacientes durante os atendimentos.

A Diretora do CAPS, Caroline Bueno, explica que utilizar atividades de horta como recurso terapêutico permite que o paciente reconheça suas potencialidades, além de facilitar a expressão de seus sentimentos.

“O contato direto com a natureza também serve como meio facilitador para desenvolver aspectos emocionais, sociais, intelectuais e físicos, objetivando resgatar a independência, autonomia, autoestima e autoconfiança do paciente”, explica Caroline.

Segundo ela, outra vantagem da horta terapêutica, que é realizada uma vez por semana, é o resgate da cidadania, pois as atividades abordam questões de valores sociais como o respeito (por meio da divisão dos materiais), a solidariedade (ao ajudar aqueles que apresentam maiores dificuldades de entendimento e coordenação motora), além da motivação para o trabalho em grupo. “Tudo isso acontece de forma harmônica e tranquila, num ambiente que propicia o relaxamento e a liberdade de expressão”, afirma.

De acordo com o Assistente Social do CAPS, Thiago Gimenez, que está cuidando do projeto, as hortaliças produzidas serão utilizadas no lanche dos pacientes enquanto participam das atividades de grupo e também serão divididas entre eles para que sejam consumidas junto de suas famílias.

Essas atividades deram início nesta semana e terão encontros semanais; Todas as quintas feiras ás 09h30 na sede do CAPS ANTONINA. Rua Coronel Líbero, nº01 Centro.