Na tarde da última quarta-feira (30), o Theatro Municipal de Antonina recebeu um momento histórico para a cidade: a realização da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro reuniu representantes do poder público, sociedade civil e pessoas idosas do município em um espaço democrático de escuta, diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência teve como principal objetivo ampliar a reflexão sobre os desafios atuais do envelhecimento, a valorização das diversas formas de viver a velhice e a promoção da equidade no acesso a direitos.
A programação contou com palestras, trabalhos em grupos por eixos temáticos, plenária final para aprovação de propostas e eleição de delegados(as) que representarão Antonina na etapa estadual da conferência.
A palestra magna foi conduzida por Ariosmar Jorge dos Santos, Administrador de Empresas formado pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Ariosmar atuou como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Paranaguá por oito anos, destacando-se na defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa. Participou ativamente da Rede de Proteção ao Idoso e do Disque Idoso no Estado, contribuindo diretamente para políticas de atendimento e acolhimento.
A conferência foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Antonina, Márcia Montalto.
O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Antonina, através da Secretaria Especial da Mulher e da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa reforça o compromisso com uma sociedade participativa, inclusiva e voltada à garantia de direitos para todas as gerações.