voltar

 

 

 

 

Pronatec Copa disponível para quatro cidades do Litoral do Paraná

 

Moradores de Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba terão a oportunidade de fazer cursos gratuitos do Pronatec Copa.

As cidades estão na lista de 120 municípios de todo o Brasil escolhidos pelo Comitê Organizador da Copa de 2014. Também estão na lista Curitiba, Lapa, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pela presidente Dilma Roussef em 2011 e é gerido pelo Ministério da Educação. Entre outros subprogramas o governo criou o Pronatec Copa.

No Paraná, os cursos estão sendo promovidos pela Secretaria de Estado do Turismo em parceria com Sesi e Senai e prefeituras. Em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Emprego e Trabalho está recebendo inscrições para dois cursos: montador de andaimes e mecânico de automóveis. As aulas começam no dia 18.

Em todas as cidades escolhidas, as empresa também podem solicitar cursos para seus funcionários. Nesta modalidade, a empresa escolhe o curso, horário, local e frequência das aulas. Além dos cursos serem gratuitos (tanto para a empresa, quanto para o funcionário), o aluno recebe um auxílio estudantil no valor de R$2,00 por hora/aula assistida. Os interessados devem procurar a Secretaria Estadual de Turismo pelo telefone (41) 3313-3552.

CURSOS SENAC

No Senac Paraná, o portfólio de cursos inclui 18 diferentes títulos (veja lista a seguir). Para beneficiar-se é preciso que a empresa procure a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU) e realize um cadastro. Após esta etapa são acordados os detalhes como local, horário e frequência das aulas. As turmas poderão ser formadas por profissionais de um mesmo empregador ou, se o número de alunos for insuficiente para formar uma turma, poderá haver a associação de empresas sob a responsabilidade de uma instituição representativa, como sindicatos e associações.

Cursos do Senac Paraná para o Pronatec Copa na Empresa:

Atendente de Lanchonete - 196h

Auxiliar Administrativo - 198h        

Auxiliar de Cozinha - 236h       

Auxiliar de Pessoal - 180h       

Auxiliar de Recursos Humanos - 182h       

Camareira em Meios de Hospedagem - 200h       

Espanhol básico - 160h       

Garçom - 200h       

Inglês básico - 200h        

Mensageiro em Meio de Hospedagem - 196h       

Monitor de Recreação - 230h

Organizador de Eventos - 180h

Padeiro Confeiteiro - 300h        

Pizzaiolo - 196h       

Recepcionista - 180h

Recepcionista de Eventos - 200h

Recepcionista em Meios de Hospedagem - 196h     

Sushiman - 236h