Publicado em: 02/07/2019 09:44

DE 18 A 21 DE JULHO DE 2019

Com quase 3 décadas de realização anual e ininterrupta,  o Festival de Inverno da UFPR foi idealizado como uma proposta de espaço alternativo de aprendizagem, prática, reflexão crítica, apreciação e produção artístico-cultural, numa verdadeira articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

No contexto da cidade, buscam-se formas diferenciadas de socializar o conhecimento artístico em ambientes diferentes do acadêmico, num processo de integração com os mais variados segmentos da sociedade.

O Festival de Inverno da UFPR se constitui hoje como um dos eventos culturais mais reconhecidos no País, e sempre com a presença de grandes valores do cenário artístico nacional.

____________  ___________ ___________

PROGRAMAÇÃO PARA O ANO DE 2019:

WORKSHOP INFANTOJUVENIL: PATRIMÔNIO DE SENTIR

O workshop pretende proporcionar uma vivência de Educação Patrimonial onde os participantes vão experimentar a Cidade através de passeios guiados, construção de mapas afetivos e leituras de imagens.

Período da realização do workshop: 18 a 19 de julho de 2019
Horário: das 9h às 12h – 06horas/aula
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo e ruas de Antonina
Ministrante: Marcela Cristina Bettega - Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UFPR Litoral, pesquisa sobre questões Patrimoniais e suas multiplicidades de leituras.

WORKSHOP PÍFANOS DE BAMBU E FLAUTA DOCE NO PVC
O workshop pretende proporcionar a construção do seu próprio instrumento musical e a vivência do processo da criação, identificação e relação com os saberes populares.

Vagas: 20
Ministrantes: Victor Souza Jorqueira é artesão, músico e produz instrumentos musicais e realiza oficinas de construção de flautas através dos saberes populares. Formado em Administração Pública e graduando em Agroecologia pela UFPR.

INICIAÇÃO AO TOQUE DE MARACATU BAQUE VIRADO

O workshop pretende aproximar os participantes da cultura do maracatu de baque virado, através do contato com cada instrumento que compõe a bateria e os diferentes toques que o maracatu abarca, a partir da tradição das nações Porto Rico (Recife-PE) e Encanto do Pina (Recife-PE).

Vagas: 30

Ministrantes: Bruna Janaina e Tainá Reis são batuqueiras do Grupo Omo Omi desde 2013, fundadoras do Baque Mulher Matinhos, essas artistas percorrem caminhos entre a música, dança, circo, teatro e cultura popular.

RAP: MÚSICA, POESIA E RESISTÊNCIA

Neste workshop o participante irá aprender a produzir um rap a partir de versos de poemas e acrescentar a estes, outros versos autorais que expressem os problemas sociais vivenciados pelos alunos.

Vagas: 20
Ministrante: Joice Oliveira - professora de português e literatura e estudante de canto.

FOTOGRAVANDO

A partir de fotografias capturadas (por celular ou máquina digital) durante um passeio por Antonina, vamos transpor essas imagens e produzir uma xilogravura.

Vagas: 20
Ministrante: Fernanda Stancik - Bacharel em Gravura pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná EMBAP, 2008. Além de ministrar oficinas artísticas, atua na áreas de montagem de exposições artísticas, cenotecnia e produção de audiovisual.

MENSAGEM FOTOGRÁFICA

O workshop visa a aprendizagem da construção, leitura e interpretação das imagens fotográficas em seus diferentes universos. A aprendizagem será desenvolvida através de aulas teóricas expositivas.

Horário: das 14h às 17h – 06 horas/aula

Vagas: 20

Ministrante: Eduardo Bittencourt do Nascimento - Professor aposentado do Departamento de Design da UFPR. Bacharel em Pintura e Licenciatura em Desenho pela EMBAP (1977-1979), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1994). Participa do Festival de Inverno desde sua primeira edição, sendo um dos seus idealizadores.

DRAMATURGIAS: CORPO, IMAGEM E NARRATIVA

O Workshop trabalhará procedimentos de criação de dramaturgias e roteiros de ação para composição de ações teatrais/performáticas coletivas nas ruas de Antonina/PR acerca dos temas: Diversidade, Cultura e Cidade.

Vagas: 20

Ministrante: Ministrante: Rafael Lorran - diretor, dramaturgo e professor de Teatro. Licenciado em Artes/Teatro pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e doutorando em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Atualmente é diretor de Artes Cênicas da Universidade Federal do Paraná – UFPR, onde dirige a Companhia de Teatro da UFPR.

PATRIMÔNIO DE SENTIR

Período da realização do workshop: 18 a 19 de julho de 2019
Horário: das 14h às 17h – 06horas/aula
Local: Colégio Estadual Rocha Pombo e ruas de Antonina